Resenha: O Poder do Hábito

Resenha: O Poder do Hábito

Por Charles Duhigg.

Um belo dia, você esquece o seu café da manhã em casa e decide passar na lanchonete próxima ao trabalho para tomar aquele café com leite gostoso e um empanado de carne. Você pensa: "Nossa, que delícia, mais saboroso e prático do que as frutas e o ovo cozido que esqueci em casa". No dia seguinte, você fica pensando naquele café gostoso e, quando menos percebe, está saboreando novamente o empanado de carne crocante. E, quando se dá conta, já faz um mês que está frequentando a lanchonete, pois essa prática se tornou um hábito. Como diz o meme “é verdade esse bilhete”, já que acabei de compartilhar meu drama pessoal.

É, meus caros amigos, são coisinhas simples, mas que com o passar do tempo podem se transformar em hábitos que determinam nossa rotina, seja para o bem ou para o mal. O hábito tem um poder incrível e, na resenha de hoje, você será guiado e instigado a desvendar um pouco mais sobre esse universo de padrões que moldam aspectos de nossas vidas.

O livro "O Poder do Hábito" tornou-se o queridinho das pessoas que buscam disciplina em seus treinos, dieta, trabalho e estilo de vida.

Este livro tem 300 páginas de um rico conteúdo baseado em pesquisas com neurologistas, psicólogos, sociólogos e publicitários que começaram a entender de fato como os hábitos funcionam e como podem ser transformados.

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Comer um docinho depois do almoço pode parecer bobo e sem importância, mas ao fazer isso por um mês, seis meses ou um ano, você verá as consequências, os resultados dessa bobeira em seu corpo, saúde e até mesmo em seu bolso.

O autor Charles Duhigg é repórter investigativo do New York Times e autor de diversos artigos renomados que o levaram a conquistar prêmios importantes por sua dedicada pesquisa. Neste livro, Charles traz casos de sucesso, como o do nadador olímpico Michael Phelps, do diretor-executivo da Starbucks Howard Schultz e do herói dos direitos civis Martin Luther King Jr.

Esses casos demonstram que os hábitos corretos são cruciais tanto para uma vida mais produtiva quanto para tornar uma empresa mais eficiente. Dividido em três partes, faremos uma compilação dos dados e informações que certamente capturarão sua atenção e o incentivarão a adquirir este livro, que é um best-seller.

Parte Um - Os hábitos dos indivíduos

São três capítulos que fundamentam o poder da influência do hábito em nossas vidas. Você vai compreender que não se trata apenas de uma simples decisão da rotina, mas sim de um conjunto de padrões neurológicos que geram impulsos, alteram seus hábitos e, consequentemente, sua vida também. Deseja dormir melhor? Quer tornar a corrida mais fácil? Anseia por uma alimentação mais saudável? Busque entender seus hábitos, e isso o levará a ter uma vida mais regrada.

Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível, e ao ler o primeiro capítulo, "O loop do hábito - como os hábitos funcionam", você ficará fascinado pela forma como a ciência desvenda o armazenamento dessas informações que se transformam em hábitos.

O segundo capítulo trata de "O cérebro ansioso - como criar novos hábitos", e é aqui que você descobre sobre o anseio, o segredinho para alimentar o ciclo do hábito. O autor traz pesquisas científicas e relatos do mundo da publicidade e propaganda, que comprovam e revelam que uma deixa, ou anseio, pode desencadear um hábito. Para cada deixa, há uma recompensa.

“Porém, incontáveis estudos demonstram que uma deixa e uma recompensa, por si sós, não são suficientes para que um novo hábito dure. Só quando seu cérebro começar a nutrir uma expectativa pela recompensa - ansiar pelas endorfinas ou senso de realização é que o ato de amarrar os cadarços dos tênis de corrida toda manhã se tornará automático. A deixa, além de deflagrar uma rotina, também precisa deflagrar um anseio para que a recompensa venha”. (Pág. 68)

Parte Dois - Os hábitos de organizações bem-sucedidas

Para quem é empreendedor ou apenas curioso sobre o sucesso de grandes empresas, simplesmente se encantará com estes quatro capítulos que abordam organizações como Alcoa, Starbucks e Target.

É nesta seção, também, que você desejará ter a disciplina do nadador Michael Phelps, ficará intrigado com sua dedicação e concentração, e descobrirá que tudo se resume a uma sequência, uma rotina pré-programada de hábitos contínuos.

Engana-se quem pensa que é apenas uma questão de força de vontade, pois sabemos que em um dia estamos super dispostos, mas em outros, nem tanto. A força de vontade é um músculo que, assim como nossos braços e pernas, se cansa após muito esforço; ela também se esgota quando é completamente utilizada. Você vai aprender nestes capítulos que, caso deseje sair para correr depois do trabalho, vai precisar preservar o músculo da força de vontade durante o dia. Isto é: se você gastar sua força de vontade logo cedo respondendo mil e um e-mails, preenchendo formulários, contatando clientes e participando de reuniões, ao final do dia sua disposição para correr estará quase nula.

Leia todos os capítulos desta seção com atenção, mas dedique um tempo especial ao último da Parte Dois, capítulo 7. É fascinante descobrir como grandes empresas manipulam nossos hábitos sem que percebamos, e como a Target chegou a prever a gravidez de uma de suas consumidoras. Chocante, não é mesmo? Tudo graças ao simples hábito de uma rotina de compras. Outro ponto que aprecio neste capítulo é o poder da música e seus padrões familiares, que causam uma sensação mais agradável e reconfortante.

“O que ele descobriu se tornou um pilar da teoria do marketing moderno: os hábitos de compra das pessoas tendem a mudar mais quando elas passam por um grande acontecimento na vida”. (Pág. 204)

Parte Três - Os hábitos de sociedades

Depois de ler tantas coisas sensacionais, você pode pensar que não há mais nada para o autor falar, mas é aí que você se surpreende com os dois capítulos finais. Nesta última parte, Charles traz a perspectiva sociológica dos hábitos, contando episódios como o da Saddleback Church e o boicote aos ônibus de Montgomery.

Os hábitos sociais de amizade dão início a um movimento, a um clube, a uma comunidade. Ele cresce devido aos laços que unem as mesmas ideias, objetivos e sonhos, e perdura devido aos líderes manifestarem um senso de identidade e um sentimento de pertencimento.

O autor relata a trajetória até o momento em que Martin Luther King Jr. surge e se torna um grande líder, conduzindo e acalmando uma multidão, fortalecendo a identidade das pessoas de Montgomery por meio dos hábitos de fé. O movimento pelos direitos civis tornou-se real e ganhou força por meio de padrões sociais que começaram com os hábitos de amizade e comunidade.


Confesso que minha vontade era de contar completamente as histórias inspiradoras contidas neste livro. Você vai se identificar com a luta para resistir a um docinho depois do almoço, com a prática de atividades físicas ou com a rotina no trabalho e no gerenciamento da sua empresa.

Sim, sabemos que é uma tarefa árdua identificar o que impede a implementação de uma rotina com bons hábitos. Mas saiba que você possui o controle e precisa ser autoconsciente para usá-lo a seu favor. Você é o único responsável pela mudança, e uma vez que entenda que os hábitos podem ser alterados, terá a liberdade e responsabilidade de transformá-los.

Este livro é prático e aplicável por si só, mas o autor ainda fez um apêndice com um guia sobre como aplicar as ideias apresentadas ao longo de cada capítulo.

Fica a dica e boa leitura!


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