Resenha: O poder de delegar

Resenha: O poder de delegar
De Donna M. Genett.

O livro conta a história de dois primos, Jones e James, que nasceram no mesmo hospital, no mesmo dia, de mães gêmeas idênticas. Desde a infância até a época do ensino médio eles passavam quase todo tempo livre juntos, frequentavam as mesmas disciplinas na escola, praticavam os mesmos esportes e sempre tinham o mesmo desempenho.

Após terminarem o ensino médio, os primos não se separam, pelo contrário, eles frequentam o mesmo curso na faculdade e até casam-se com irmãs gêmeas em uma cerimónia dupla. Como não é de se surpreender, Jones e James também conseguiram empregos na mesma empresa, onde trabalharam até se tornarem gerentes e nesse momento eles começaram a perceber algumas diferenças.

Jones tinha um estilo de vida saudável e tempo para família, já James sempre estava atarefado e não tinha tempo para nada. Jones continuava praticando esportes e James “apagando incêndios” após o horário de trabalho. Até a aparência física dos primos estava se tornando diferente, Jones em forma e James com uma “barriga e chopp".

James inconformado com toda essa situação decide conversar com Jones para o auxiliar na resolução deste problema. Após uma longa conversa, Jones mostra a ele que sua solução está baseada em delegar tarefas mas James não consegue creditar, pois acha que os funcionários não farão as atividades da mesma maneira que ele faria. Nesse momento, Jones ensina a primeira lição de como delegar tarefas de maneira correta para James.

I- Defina e descreva claramente cada tarefa.

II- Seja especifico.

III- Peça que o subordinado repita a tarefa para confirmar se ambos compreenderem na totalidade.

James nota a diferença das ações logo na primeira semana e se vê motivado em aprender mais sobre o poder de delegar.

Assim como a primeira conversa com Jones, as próximas conversas foram muito importantes. James foi capaz de aprender como definir claramente o prazo de uma tarefa, como definir o grau de autonomia de um funcionário ao delegar uma tarefa e como fazer o acompanhamento do progresso das atividades, possibilitando orientação caso necessário.

Após aplicar todas as dicas, James começa a ter mais tempo livre, inclusive para repassar os conhecimentos que recebeu de Jones. Então ele decide mostrar todos os benefícios de delegar em um quadro na empresa para que outros funcionários também possam se beneficiar. Suas palavras foram:

Benefícios de delegar com eficácia:

  • Permite-me ganhar tempo!
  • Permite-me focar no que é mais importante
  • Permite que o pessoal cresça em capacidade e confiança!
  • Permite que eu desenvolva, treine e oriente meu pessoal!
  • Cria oportunidades de reconhecimento!
  • Permite-me fazer levantamentos dos baixos desempenhos!
  • Assegura resultados positivos.
"James assimilou tudo que tinha escrito no quadro, pensando em como aquelas palavras, como dissera a Jones mudaram a sua vida, era surpreendente, mas essencialmente simples."

O livro O poder de delegar, condensa em menos de 100 páginas muitos conhecimentos que são extremamente importantes dentro de uma empresa, ele irá melhorar a maneira como você trabalha e lida com suas tarefas. Uma leitura rápida, informativa e prática, onde no final de cada capítulo você pode aplicar os ensinamentos adquiridos.


Gostou? Apoie o blog comprando o livro através do link abaixo.