Cem Anos de Solidão: Livro de Gabriel García Márquez ganha adaptação para as telas
Cem anos de Solidão, baseada em livro homônimo, é a primeira obra audiovisual adaptada do finado autor Gabriel García Márquez. A plataforma de streaming Netflix comprou o direito de adaptação do livro em 2019 e, lançou dia 17/04/2024, data em que completou 10 anos da morte do escritor colombiano, o teaser com as primeiras imagens da produção que será apresentada em forma de série.
De acordo com a Netflix, a série que tem previsão de lançamento para 2024, mas que ainda não possui data específica, contará com 16 episódios e com a colaboração de familiares do autor.
A série, baseada no livro, contará a história da família Buendía que, ao aventurar-se na selva colombiana, acaba por fundar uma cidade mítica em meio às pedras e ao rio, batizando-a de Macondo.
O título “Cem anos de Solidão”, lançado pela primeira vez em 1967, é considerado uma das obras primas de Gabriel García Márquez, que foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Ele é considerado o pai do realismo mágico latino americano, gênero constituído em exageros da realidade com caráter fantástico e com elementos irreais que se fundem com o mundo habitual sem explicações. Foi essencial para trazer reconhecimento para a literatura latino-americana em língua castelhana.
Como amante de boa literatura, não posso deixar de transparecer aqui o quão ansioso estou para essa estreia. O livro é considerado um dos mais importantes escritos em língua hispânica juntamento com Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Se a produção chegar perto da maestria da obra, seu sucesso será garantido.
“Muitos anos mais tarde, enquanto enfrenta o pelotão de execução, o Coronel Aureliano Buendía recorda-se da tarde em que o seu pai o levou adescobrir gelo.”
Gabriel García Márquez na primeira passagem do livro.
Confira na integra o teaser no site da Netflix.