10 Escritores Brasileiros que você precisa conhecer

10 Escritores Brasileiros que você precisa conhecer

Clássico é clássico e isso não podemos negar!

Independente da área, as pessoas costumam dizer que tudo que passou no teste do tempo provou o seu valor. Seja uma música do Elvis Presley, o filme O Mágico de Oz e é claro, alguns escritores.

Pensando nisso, decidimos separar, diretamente do túnel do tempo, 10 dos mais clássicos escritores brasileiros que você precisa conhecer.

Temos certeza que você já ouviu falar na maioria deles e talvez nunca tenha lido seus livros. Fica aqui mais um incentivo!

Então, qual desses já marcou sua história?

1. José de Alencar (1829-1877)

José Martiniano de Alencar, muito mais do que um escritor, atuou também como jornalista, crítico, advogado, dramaturgo e político brasileiro que se candidatou a deputado pelo Ceará e foi reeleito em quatro legislaturas e mesmo no auge da carreira política, não abandonou a literatura. Sua carreira como escritor foi notável por ter sido o fundador do romance de temática nacional, assim como por ter sido o patrono da Academia Brasileira de Letras.

Obra Sugerida: O Guarani

2. Machado de Assis (1839-1908)

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor e é considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira. Ele escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Testemunhou a Abolição da escravatura em 1888 e também a mudança política no país quando a República substituiu o Império, assuntos que estão sempre presentes em suas obras. Machado de Assis também foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e por esse motivo o principal prêmio literário Brasileiro recebe o seu nome.

Obra Sugerida: Memórias Póstumas De Brás Cubas

3. Monteiro Lobato (1882-1948)

José Bento Renato Monteiro Lobato é outro escritor considerado um dos mais influentes do Brasil, especialmente quando falamos de livros infantis educativos, que compõem cerca de metade de sua produção. A outra metade, composta por uma série de romances e contos para leitores adultos, acabaram sendo menos populares, mas foram um divisor de águas para a literatura brasileira. Lobato também foi jornalista, tradutor e empresário, ele fundou uma das primeiras editoras do Brasil (Companhia Editora Nacional)

Obra Sugerida: Reinações de Narizinho

4. Graciliano Ramos (1892-1953)

Graciliano Ramos de Oliveira foi um escritor, político e jornalista brasileiro. Ele era conhecido por mostrar a situação precária dos habitantes pobres do sertão brasileiro, famoso também por ter personagens complexos que tendem a ter visões pessimistas do mundo. Graciliano é considerado o mais importante ficcionista do Modernismo, fez parte do grupo de escritores que inaugurou o realismo crítico, representando os problemas brasileiros em geral ou específicos de cada região.

Obra Sugerida: Vidas secas

5. Cecília Meireles (1901-1964)

Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma escritora, jornalista e educadora brasileira, considerada a melhor poetisa do Brasil com mais de 50 obras publicadas e também como a primeira voz feminina de grande expressão no Brasil. Como professora, foi uma das responsáveis por promover reformas educacionais e defendeu a construção de bibliotecas infantis.

Obra Sugerida: Romanceiro da Inconfidência

6. Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, jornalista, autor de crônicas e crítico literário, considerado um dos poetas mais talentosos do Brasil moderno e uma grande influência na poesia brasileira. Suas obras têm como tema a vida e os acontecimentos do mundo, com versos que focam no indivíduo, a pátria, a família, amigos e as questões sociais, além de questões sobre a existência e sobre sua própria poesia.

Obra Sugerida: Sentimento do mundo

7. Mario Quintana (1906-1994)

Mário de Miranda Quintana foi um escritor e tradutor brasileiro que ficou conhecido como o poeta das coisas simples, ele é famoso pela ironia e perfeição técnica. Os principais temas de suas poesias incluem a morte, a infância perdida e o tempo. Como tradutor, traduziu centenas de livros da literatura mundial, incluindo em Busca do Tempo Perdido, Mrs. Dalloway e Words and Blood.

Obra Sugerida: Antologia poética

8. Jorge amado (1912-2001)

Jorge Leal Amado de Faria foi um escritor brasileiro da escola modernista e continua a ser o mais conhecido dos escritores brasileiros modernos, com sua obra traduzida em vários idiomas, que também foram para as telas do cinema, com destaque para Dona Flor e seus dois maridos. Ele ocupou a 23ª cadeira da Academia Brasileira de Letras de 1961 até sua morte e também ganhou o Prêmio Internacional Nonino em 1984 na Itália.

Obra Sugerida: Capitães de areia

9. Clarice Lispector (1920-1977)

Clarice Lispector foi uma romancista e contista brasileira nascida na Ucrânia e aclamada internacionalmente por seus romances e contos inovadores com sua linguagem altamente poética. Com 23 anos escreveu seu primeiro livro, Perto do Coração Selvagem, escrito como monólogo, com estilo e linguagem considerados revolucionários no Brasil, fazendo com que ela recebesse o Prêmio Graça Aranha.

Obra Sugerida: A hora da estrela

10. João Cabral de Melo Neto (1920-1999)

João Cabral de Melo Neto foi um poeta e diplomata e um dos escritores mais influentes do modernismo brasileiro. Recebeu diversos prêmios incluindo o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura 1992, o único poeta brasileiro a receber tal prêmio até hoje. Ele também foi considerado até sua morte um grande concorrente para o Prêmio Nobel de Literatura.

Obra Sugerida: Morte e vida severina

Gostou do conteúdo deste post? Leia mais através dos links abaixo.